Fundo Previdenciário do Município de Arcoverde


Arcoverde, Estado de Pernambuco.


Conheça Arcoverde
O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano
Antiga povoação e sede do Distrito de Olho d’Água, situada no então município de Cimbres, Arcoverde passou por outras denominações como Olho D’Água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.

Em 1812, já encontram-se referências a povoação Olho d’Água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.

Em primeiro de julho de 1909, o povoado Olho d’Água dos Bredos, pela Lei Estadual Nº 991, foi elevado a categoria de Vila, passando em 12.11.1912 a figurar como Distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.

Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a chamar-se Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11.09.1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.

A mudança do nome Rio Branco foi realizada como uma homenagem ao Cardeal Arcoverde, em 31.12.1943, pelo Decreto Lei 952.

Administrativamente, o município é formado, apenas, pelo distrito sede e pelo povoado de Caraíbas. Anualmente, no dia 11 de setembro Arcoverde comemora sua emancipação política.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º25'08" sul e a uma longitude 37º03'14" oeste, estando a uma altitude de 663 metros. Sua população estimada em 2006 estimativa do ibge aproximadamente de 65.905 habitantes. Localização:252km da capital Possui uma área de 380,64 km².

Educação
Conhecida como "Portal do Sertão", Arcoverde é berço de manifestações culturais como o Côco Raízes de Arcoverde, possui também a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA-CESA, instituição de ensino superior com cursos de Matemática, Geografia, História, Letras, Biologia, Educação Física e recentemente, Enfermagem.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcoverde