Fundo Previdenciário do Município de Arcoverde


Arcoverde, Estado de Pernambuco.


Turismo
A cidade é berço de cantadores e poetas, como Cordel do Fogo Encantado, Noda de Caju, Super OARA, Lábios de Mel, entre outros
O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com uma localização estratégica e o clima ameno, a cidade é conhecida por ser o berço de alguns dos mais tradicionais grupos de coco de roda (foto) do Estado.

Os principais pontos turísticos de Arcoverde são o Cinema Rio Branco - o mais antigo em funcionamento do Brasil; Morro da Santa Cruz - permite uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade; Fazenda Araras - guarda pinturas rupestres indígenas em pedras; Casa do Cardeal - localizada no Sítio Fundão, guarda a memória do primeiro Cardeal da América Latina; Alto do Cruzeiro - pólo de concentração cultural do Samba de Coco Raízes de Arcoverde e vista panorâmica da cidade; Museu do Índio do Nordeste - o 2º Museu do país com acervo de sete tribos indígenas de Pernambuco.

Outro destaque da cultura de Arcoverde é o cordel. A cidade é berço de cantadores e poetas, como Cordel do Fogo Encantado, Noda de Caju, Super OARA, Lábios de Mel, Adrenalina, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Urucungo, Toninho de Arcoverde, Paulinho Leite, Samba de Coco Irmãs Lopes, Troupernas de Pau e Teatro, Gildo Moreno entre outros artistas. Esta riqueza e diversidade artística fazem com que o município torne-se rico em manifestações populares que envolvam dança, teatro e música.

Durante todo o ano, Arcoverde oferece uma programação para todos os gostos. Os festejos começam em janeiro, quando acontece o Reveillon Popular (shows com trios elétricos e blocos pelas principais ruas da cidade). Já em fevereiro e março podem ser conferidos as atrações do Carnaval dos Bois (desfile de blocos, troças, Baile Municipal na Praça da Bandeira e folia nos bairros), da Festa de São José (manifestações religiosas e shows na comunidade rural de Pedra Vermelha) e da Arcofest (campanha de liquidação do comércio local, com Feirão de automóveis e shows na Praça Virgínia Guerra). Durante a Semana Santa, no mês de Abril, são realizados shows religiosos, missas, procissões no Alto do Cruzeiro e no Morro da Santa Cruz. Em maio, três grandes festas enriquecem o calendário da cidade.

São realizados shows artísticos e programação cultural na praça da Bandeira e Praça Virgínia Guerra em comemoração ao dia do Trabalhador, a Fenospe (feira de negócios, shows artísticos e exposição no Estádio Municipal Áureo Bradley) e o Festival do Calangotango (shows artísticos, artesanato, arte e cultura popular na Praça Virgínia Guerra). Em junho é hora dos festejos juninos com Arraial popular, Quadrilhas de Pernas de Pau, manifestações religiosas e o maior São João do sertão de Pernambuco na Praça da Bandeira.

Passado o São João, é realizada, em julho, a Festa do Agricultor com manifestações religiosas e culturais na comunidade rural de Caraíbas. Em Agosto o samba de coco Raízes comemora o seu aniversário através de shows artísticos com grupos culturais de Arcoverde no alto do Cruzeiro. Em setembro é outro mês cheio de atrações. A primeira festa é a de Emancipação do município (festa cívica, cultural e religiosa, shows, missa e desfile cívicos pela Av. Antonio Japiassú e Praça da Bandeira). Tem, também, a Festa da Padroeira, onde acontecem manifestações religiosas, missas, procissões e encontros na Praça do Livramento e a Exposição de Animais, onde são realizados shows artísticos, exposição de animais, leilão, concurso leiteiro e negócios.

Outubro é o mês do Salão da Beleza, Moda e Cultura onde acontecem exposição de lojas de confecções, perfumarias e produtos de beleza. Em novembro é a vez da Semana de Artes Cênicas (espetáculos, oficinas e shows artísticos) e da Festa de São Cristóvão (quermesse, procissão e shows populares). Para finalizar o ano acontece, em dezembro, a Festa do Comércio – Arcoverde dá Sorte.